sábado, 11 de junho de 2011

FIFA 12


FIFA 12 rola a bola nos campos da E3


Durante a E3 2011, que terminou ontem (dia 9 de junho), a EA Sportsdemonstrou todo o potencial da nova edição de simuladores futebolísticos.  
Desde Felipe Melo na Copa do Mundo de 2010 não vemos alguém tão empenhado em lesionar os adversários dentro do campo de futebol. O foco da nova engine de efeitos físicos do jogo está voltado para o realismo dos impactos e suas consequências.
David Rutter, produtor da série, deixou claro que FIFA 12 será o título com as mudanças mais significativas na jogabilidade desde a estreia da franquia nos consoles de sétima geração. Graças à nova engine de colisões, todos os impactos serão “tratados” em tempo real, conferindo muito mais fluidez e autenticidade aos movimentos dos jogadores.
Fino da bola
Durante a E3 2011 a EA Sports também demonstrou outras melhorias significativas da jogabilidade. Uma das mudanças mais esperadas é a revitalização do sistema de dribles. Apesar de bem estruturado, o antigo esquema de “firulas” futebolísticas — atreladas ao manche analógico esquerdo — exigia uma mistura de treino, sorte e boa memória.
Antes você precisava executar movimentos rápidos com o manche para realizar os diferentes dribles. Agora, basta estar com um jogador suficientemente habilidoso para tentar uma jogada de efeito. Movimentos curtos com o manche, com uma dinâmica semelhante a da realidade, são suficientes para desmontar a defensiva adversária.
Img_normalAlém disso, o próprio esquema de defesa — também foi reformulado — também permitirá novas oportunidades de ataque, haja vista que os cenários de “um contra um” serão mais recorrentes. Basta segurar o botão para o controle preciso da bola (o mesmo utilizado nas edições anteriores) para que você domine a pelota com maior carinho, bem próximo ao seu corpo, permitindo movimentos rápidos e desconcertantes.
Muita personalidade
Outro elemento que retorna com novos ajustes é o Personality Plus. Para quem não sabe, o Personality Plus — introduzido em FIFA 11 — recria o comportamento real dos atletas dentro dos campos virtuais, ou seja, a inteligência artificial do jogo faz com que os jogadores se comportem como suas contrapartes verdadeiras.
O novo Personality Plus apenas corrige alguns excessos e falhas do passado. Jogadores com grande domínio de bola não serão impossíveis de serem desarmados (como é o caso de Iniesta em FIFA 11) e atletas de estatura elevada serão muito mais letais nas jogadas aéreas.
Jogadores como Peter Crouch ou Didier Drogba (que além de alto também forte) têm muito mais chances de ganhar disputas no ar. Mesmo porque a engine de impactos também entra em cena para garantir que a “trombada” terá um resultado mais realista.
Cabeça de área
Se você é um fã de jogos de futebol já deve estar familiarizado com o sistema de controles defensivos, especialmente com o botão que chama um segundo atleta para auxiliá-lo na marcação. Em FIFA 12 esse esquema foi abolido!
Img_normalCalma, não entre em pânico. Muitos jogadores vão estranhar a ausência dessa opção, haja vista que ela estava no centro de todas as ações defensivas. Em FIFA 12, em vez de chamar um segundo defensor, você poderá acompanhar o atacante correndo de costas.
O movimento é natural nos campos de futebol e permite que o zagueiro acompanhe o oponente a uma distância segura até encontrar o tempo certo para dar o bote e roubar a bola. A mudança pode causar alguma estranheza, mas sem sombra de dúvida deixará a ação ainda mais realista.
A beleza está nos detalhes
Na verdade, a maioria das novidades de FIFA 12 passará despercebida pela maioria dos jogadores. Somente os fãs mais ardorosos vão reparar em como os pequenos ajustes da jogabilidade faz do título algo muito superior às outras edições da franquia.
Um bom exemplo é como os atletas agem sem a bola. Em FIFA 12, os jogadores reagem de forma mais intuitiva em relação à bola e interagem com ela com muito mais naturalidade. Em vez de esperar que a pelota chegue aos seus pés, ele procurará uma forma de contato que não comprometa sua equipe.
Assim, se a bola está no ar o seu zagueiro não vai esperar ela quicar no chão para tentar dominá-la e só então aliviar o perigo. O seu jogador vai correr e tentar cabecear a bola para fora do campo, evitando que o atacante adversário a alcance.
Nada muito surpreendente, certo? No entanto, em FIFA 11 esse tipo de movimento é praticamente impossível. A bola viaja pelos céus e seu defensor só tentará fazer contato quando ela estiver na altura do seu joelho.
Img_normalEssa mesma “naturalidade” em relação ao jogo e a bola se aplicam na parte ofensiva. Atacantes habilidosos não vão esperar a bola “redondinha” para tentar um chute forte de primeira. Em suma, FIFA 12 prega pela “simplicidade” em campo.
Mas é a união de todos esses elementos que promete deixar o jogo ainda mais atraente. Como é o caso do novo sistema de contusões. Em FIFA 11, alguns jogadores já mostravam proeminência a contusões, no entanto, em FIFA 12 isso vai muito além.
Fadiga muscular, contusões reincidentes e até mesmo o abuso em uma determinada partida podem acarretar em lesões independente do jogador em questão. Resta saber como isso será aplicado, afinal, se o esquema for bem aplicado — levando em consideração a duração de uma temporada — trata-se de algo realmente interessante.
Facefootball
A série já possui uma fama considerável. Atualmente é a mais jogada entre os fãs do gênero e já conta com uma audiência superior a 42 milhões de jogadores — conforme revelado durante a coletiva da EA na E3 2011.
Agora, com FIFA 12 parece que a franquia ficará ainda maior, especialmente com a introdução de uma verdadeira rede social dentro do jogo. O EA Sports FIFA Football Club integrará todos os jogadores de FIFA e fãs de futebol em busca de novos desafios.
Além de conectar os atletas virtuais, o serviço também oferecerá conteúdos singulares criados a partir de eventos futebolísticos reais. A cada rodada o Football Club reunirá algumas partidas particularmente interessantes e as transformará em “desafios” de jogo.
Img_normalImagine a recente final da Copa do Brasil. A partida acabou com a vitória do Coritiba (3x2), mas o título ficou com o Vasco da Gama. Se a equipe alviverde do Paraná tivesse feito mais um gol a história seria diferente e o caneco teria ficado com o Coritiba. Essa partida seria uma série candidata aos desafios de FIFA Football Club, com o jogador reescrevendo a história da final.
Além disso, os seus resultados serão somados a um ranking online pessoal e do seu clube favorito. Mais uma vez ainda temos que esperar para ver como tudo isso será aplicado, afinal, clubes de maior expressão terão mais jogadores associados e certamente somarão mais pontos pela simples quantidade de “membros”.
Em suma, ainda existem muitas dúvidas sobre como será a versão final de FIFA 12, no entanto, o pouco que já foi visto durante a E3 realmente impressionou aos fãs. As melhorias técnicas e as novas funcionalidades tem tudo para agradar a todos.
FIFA 12 terá cópias para PlayStation 3, Xbox 360, PC, PlayStation 2, PlayStation Portable e Wii. O título ainda não tem data de lançamento definida, mas é esperado para o final do terceiro trimestre de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger