quarta-feira, 8 de junho de 2011

Saiba tudo sobre o Wii U, o novo console da Nintendo

Novo Console da Nintendo:
Quando a Nintendo anunciou seu console de mesa na sétima geração, o público testemunhava um novo modo de jogar. A companhia simplesmente decidiu deixar de lado os controles convencionais, substituindo a tradição por uma inovação fundamentada nos movimentos. Surgia então o primeiro video game que realmente fazia o jogador se mexer para participar de uma experiência virtual, com um apelo para propostas casuais e ideais para jogatinas com os amigos. Seu nome? Wii, algo que soa como “we” (nós, em português). E, definitivamente, o Wii conquistou a todos nós.

Mas, a Nintendo não costuma parar de pensar nas tendências e no futuro do entretenimento eletrônico. A companhia pode facilmente ser considerada como a grande responsável pela existência e pela alta popularidade dos video games na atualidade, graças à suas ideias ousadas e à mente de vários designers de peso, como Shigeru Miyamoto, o criador das séries Mario e Zelda.

E, após conquistar a todos nós, a Nintendo decide se aproximar ainda mais de seu público. Como? Conquistando você. O Wii pecava nos títulos mais profundos, como os encontrados no PlayStation 3 e Xbox 360. Mas, certamente, isso é passado. Agora, a Nintendo traz ao mundo o Wii U (algo que soa como “nós e você”, em português), o console perfeito para qualquer “você”,  seja você um jogador hardcore, que prefere tiroteios em vez de jogos casuais, ou então um player que gosta de jogar sem compromisso.


A inovação surgiu durante a Electronic Entertainment Expo (E3) de 2011, na conferência da Nintendo realizada nesta terça-feira (07). Quem acompanha o Baixaki Jogos já sabia que a apresentação do novo console era certa, mas, mesmo assim, a Nintendo conseguiu surpreender a todos com um conceito que vai além do que já foi visto em jogos eletrônicos. Agora, você confere todos os detalhes da mais nova revolução da Big-N.
Wii UUm console para todos
Sem dúvidas, uma das maiores bombas da E3 neste ano foi a revelação do Wii U. A Nintendo começou sua conferência dando dicas sobre o console, mas só mostrou sua força depois de comentar sobre o 3DS e seus jogos — uma bela tática pra manter a atenção do público.

Quando Satoru Iwata, presidente da Nintendo, finalmente revelou o aparelho, muitos notaram que diversos dos rumores noticiados anteriormente haviam se confirmado. Mas o que realmente é o Wii U? Um novo console ou apenas um controle para o Wii? Certamente, muitos espectadores ficaram com dúvidas em relação ao periférico, incluindo quem já sabia mais ou menos o que esperar. Então, vamos aos esclarecimentos.

O video game de nova geração produzido pela companhia apresenta duas peças principais. Uma delas é como o Wii, um console que deve ficar na mesa e é ligado à sua televisão, enviando e recebendo informações da segunda peça: o controle com tela sensível ao toque.


Sem dúvidas, a grande sacada da Nintendo está no novo joystick, que trará uma experiência totalmente inédita aos jogadores. Ele funciona como uma espécie de tablet, oferecendo uma tela sensível ao toque com pouco mais de seis polegadas e vários botões em sua face, além de câmeras, alto-falantes e microfone.

O controle, que deve estar disponível em algum momento de 2012, é um ninho de funcionalidades. Uma das principais é a possibilidade de levar seu jogo diretamente da TV para o aparelho, como mostre claramente o trailer. O jogador poderá fazer um streaming de alta qualidade da imagem gerada pelo console diretamente no controle, permitindo que a experiência exibida em sua TV, por exemplo, seja transferida rapidamente para a palma das suas mãos. Alguém quer assistir a novela enquanto você joga? Tudo bem, basta mandar a imagem para o Wii U e continuar se aventurando.

E isso não é tudo. As câmeras acopladas ao controle (ao todo, temos duas, uma na frente e outra na parte posterior) permitem conversas entre usuários e interações com os games. O próprio Iwata, da Nintendo, sugere que o Wii U poderá receber até mesmo uma função de reconhecimento facial no futuro, como acontece com o Kinect atualmente.

Mas, além das funcionalidades extras, o Wii U também se destaca pelos seus esquemas de jogabilidade. A combinação de tela sensível ao toque com sensores e botões é única no mercado. E, como se não bastasse, o controle ainda oferece câmeras, que trazem ainda mais possibilidades para o jogador na hora do game. Tudo indica que joga Wii U será uma experiência completamente única, já que as possibilidades são absurdas.

E quem já possui um Wii não deve se preocupar, já que o novo console também terá suporte para os jogos da plataforma de sétima geração da Nintendo. De quebra, diversos dos títulos ainda receberão recursos extras, como notamos durante o vídeo em uma apresentação do clássico game de esporte para o Wii.

Achou muito? O novo console também funcionará de maneira independente, possivelmente oferecendo jogos que não exijam a conectividade com o console principal. É bem provável que o jogador possa desfrutar de mini games e jogos mais simples sem precisar estar com o console ligado, utilizando o Wii U como um verdadeiro portátil.

No vídeo, conferimos dois jogadores jogando Go! — uma espécie de xadrez japonês, com peças circulares — e utilizando o Wii U como um verdadeiro tabuleiro virtual. Além disso, também é possível desenhar com uma stylus, que já acompanha o console. Como dissemos, as possibilidades são absurdas.

Por dentro do Wii UEspecificações e outros detalhes
Pelo que pudemos observar pelas apresentações, o Wii U certamente será um console poderoso. O periférico tem 4,5 centímetros de altura por 26,6 de largura e uma tela sensível ao toque de proporção 16:9 — sem suporte para multi-touch. Além disso, o controle também oferece uma bateria recarregável, acelerômetro, função de vibração, caixas de som e microfone, além dos botões da face.

Para a felicidade do público hardcore, o console poderá gerar imagens em Full-HD (1080p) e é compatível tanto com cabos HDMI quanto com Componente. Seu processador também espanta até quem possui um PC de ponta, já que quem cuida da unidade é a IBM, que promete trazer uma tecnologia semelhante à encontrada no Watson — o supercomputador da IBM.

Para os jogos, a Nintendo criou um disco de formato prioritário que poderá armazenar até 25 GB de dados. O Wii U também terá uma memória Flash interna, com auxílio para cartões SD e quatro portas USB. Tudo isso por "um pouco mais de US$ 250,00", conforme afirma Satoru Iwata.

Infelizmente, somente um controle com tela sensível ao toque poderá ser utilizado durante as partidas multiplayer. A Nintendo comentou que o console suportará apenas um joystick por vez e os outros jogadores, ainda assim, poderão interagir com o jogo, mas apenas por meio de Wiimotes e Nunchuks. A companhia também confirmou que não haverá suporte para os controles clássicos do GameCube e o controle Wii U não poderá ser adquirido separadamente.

Confira abaixo as especificações técnicas:
  • Lançamento: 2012
  • Dimensões: 4,5 cm de altura x 26,6 cm de largura
  • Tela: 6,2 polegadas com touchscreen
  • Formato de tela: 16:9
  • Compatibilidade: Wii Remote (ou Wii Remote Plus), Nunchuk e Balance Board
  • Mídia: disco ótico proprietário
  • Saída de vídeo: 1080p, 1080i, 720p, 490p e 480i
  • Cabos: HDMI e vídeo componente
  • Armazenamento: Memória flash interna
  • Processador: IBM Power multi-core
  • Conexões: 4 USB 2.0
E os jogos?O que a Nintendo reserva para você
A grande proposta do Wii U é atingir todos os públicos, conforme o próprio Iwata mencionou durante a apresentação do console na E3. E, aparentemente, a Nintendo conseguirá cumprir sua promessa. Primeiramente, a companhia deixou claro que oferecerá suporte aos jogos clássicos do Wii, trazendo até mesmo recursos novos para títulos já existentes — conforme mencionamos. Além disso, podemos esperar tranquilamente por mais jogos do gênero casual, um dos grandes focos da Nintendo.

Mas, a novidade mais bacana é a profundidade que conseguirá ser atingida pelo console. Graças ao seu potencial gráfico, os jogos que, anteriormente, eram exclusivos das máquinas da Sony e Microsoft também aparecerão no Wii U. Durante a apresentação, notamos vídeos exibindo jogos como Batman: Arkham City, Dirt 3, Darksiders 2, Tom Clancy's Ghost Recon e diversos outros títulos hardcore.
Img_normal
Até o momento, a companhia ainda não exibiu nenhuma demonstração de qualquer jogo do console. Durante a feira, os usuários puderam conferir apenas algumas demonstrações técnicas que exibiam algumas funções do Wii U.

Ao todo, foram cinco exibições diferentes, cada uma focando em um recurso do novo console. Nelas, foi possível ver o potencial gráfico do Wii U, a interação entre o controle e a TV e as possibilidades da câmera. E um pequeno detalhe: a tão famosa demo de Zelda em alta definição não representa nenhum jogo verdadeiro - pelo menos até o momento.
Confira abaixo uma lista sobre os jogos do Wii U, alguns confirmados e outros que possívelmente chegarão ao console:
Confirmados:
  • Pikmin 3
  • Smash Bros.
  • Lego City Stories
  • Darksiders II
  • Ninja Gaiden: Razor’s Edge
  • Batman: Arkham City
  • Novo FPS da Ubisoft
  • Novo jogo de família da Ubisoft
  • Ghost Recon Online
  • Assassin’s Creed
  • Rabbids
Prováveis:
  • Aliens: Colonial Marines
  • Dirt
  • Metro Last Light
  • Tekken
  • FIFA
  • Battlefield
  • Madden NFL
Possíveis:
  • BioShock (Ken Levine apareceu falando na conferência)
  • Zelda HD (uma das demos)
  • New Super Mario Bros. Mii (uma das demos)
Demos técnicas:
  • Chase Mii
  • Shield Pose
  • Zelda HD
  • New Super Mario Bros. Mii
  • Battle Mii

O que esperar do Wii UPrepare-se

Certamente, a Nintendo, mais uma vez, promete inovar no ramo do entretenimento eletrônico. Seu novo console é diferente de tudo o que já foi visto e, ainda assim, deve trazer um apelo bacana tanto para o público casual quanto para os jogadores hardcores - que mais reclamavam do Wii.

O controle com tela sensível ao toque certamente inovará um novo modo de jogar na história dos video games, seja no multiplayer ou sozinho. Uma tecnologia, no mínimo, empolgante e que, sem dúvidas, deve conquistar a todos nós. Ou melhor, "a nós e a você".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger